#68 O Que É Ser Uma Compositora de Boca? – Clarice Senna

O que é significativo em sua própria existência é apenas consciente, e certamente não deve incomodar o outro companheiro. O que um peixe sabe sobre a água em que ele nada toda a sua vida?”

— Albert Einstein

▶️ Assista no YouTube

Neste episódio do SIN3RGIA, mergulhamos em uma conversa profunda, afetuosa e provocadora com a multiartista amazônida Clarice Senna. Compositora de boca, diretora de documentários, cantora e semioticista, Clarice nos convida a repensar o lugar da arte, da linguagem e da cultura brasileira dentro do nosso imaginário coletivo.

Falamos sobre a potência da oralidade na composição musical, o legado de seu pai e o surgimento do seu estilo único, forjado entre resistência e sensibilidade. Através da semiótica, Clarice traduz mundos e nos mostra como suas múltiplas camadas artísticas, da música ao cinema, são formas de resistência cultural e expressão identitária. Discutimos também o apagamento histórico de vozes amazônidas na indústria cultural brasileira, a importância do entrelaçamento entre culturas para gerar novidade, e a urgência de não só sobreviver, mas viver sem precisar superar tanto.

Este episódio é uma ode à autenticidade e à escuta verdadeira. Um convite para olhar para o Norte com mais respeito, para consumir arte com mais curiosidade, e para ampliar as fronteiras do que chamamos de Brasil.

🎧 Ouça no Spotify: Clarice Senna
📺 No YouTube: Show “Passarinha” e mixtape “Gingado

Gratidão, Clarice, por essa aula viva, vibrante e simbólica!

Não perca! Na semana que vem, teremos José Mário, um psicólogo fenomenológico-existencial trazendo sua visão sobre a cannabis medicinal como medicina ancestral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima