#67 Comida como Cultura, Rito e Memória – Gabriela Passos

Tornar-se senhores da memória e do esquecimento é uma das grandes preocupações das classes, dos grupos, dos indivíduos que dominaram e dominam as sociedades históricas. Os esquecimentos e os silêncios da história são reveladores destes mecanismos de manipulação da memória coletiva.”

— Jacques Le Goff

▶️ Assista no YouTube

Neste episódio do SIN3RGIA, recebemos a historiadora Gabriela Passos (@bi.passos e @agataindica) para uma conversa saborosa e contundente sobre o alimento como memória, rito, cultura e poder. Com leveza e profundidade, ela nos levou por um percurso que atravessa história oral, ancestralidade alimentar, agricultura familiar e o impacto dos ultraprocessados na nossa saúde e identidade.

Falamos de arroz com feijão, do mito da feijoada, da origem das frutas que comemos e das narrativas que moldam o que entra no nosso prato — e no nosso imaginário. Tocamos também nos alimentos rituais, nas comidas que alteram a consciência e nos tabus que cercam o que é servido à mesa (ou não).

Foi mais do que uma aula de história da alimentação — foi um lembrete de que comer é também um ato político, espiritual e afetivo.
Gratidão, Gabi, por compartilhar tanto saber com carisma, bom humor e muita presença.

🗓️ Não percam! No próximo episódio, Clarice Senna chega com sua arte viva, acessível e instintiva. Multiartista e compositora de boca, Clarice transforma a escuta e o corpo em instrumentos de criação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima